História do clube
Aqui você encontrará uma visão geral detalhada da história do FC St. Pauli.
1907 a 1945
Prólogo e primeiros passos em marrom e branco
Iniciantes de chute e a formação de FC St. Pauli
O começo
"A história do FC St. Pauli não começa em 1910, como o nome sugere, mas remonta pelo menos três anos antes. O surgimento do clube está inextricavelmente ligado ao do clube de ginástica Hamburg-St. Pauli Turnverein 1862, que ainda existeAté hoje. O futebol foi jogado lá já em 1907, embora não como parte da competição organizada. Até 1910, os jogadores de futebol do clube se juntaram à Associação de Futebol da Alemanha do Norte. Eles disputaram seus primeiros jogos da liga em 1911 e acabaram se separando da ginásticaClube para formar FC St. Pauli em 1924 ", escreveu René Martens em seu livro Você nunca andará sozinho, publicado em 1997.
Primeiros passos em marrom e branco
Uma noite embriagada no bar de tenne de agosto, vários membros manchados de futebol da seção de jogos e esportes, fundada por Franz Reese após um festival de ginástica no The the Heiligengeistfeld Em 1899, decidiu montar sua própria seção de futebol.
Eles jogaram suas primeiras partidas contra times do Aegir Swimming Club em 1907, mas logo se encontraram em dificuldades financeiras."Uma perda de 79 pontos foi registrada em 1908, por exemplo", observa Martens.
Em 1909, Amandus Vierth venceu o argumento sobre as cores do kit Standard Club, que permanecem em uso hoje.Brown e branco também eram as cores oficiais do clube a partir de então.
A TV de St. Pauli foi promovida à primeira divisão pela primeira vez em 1919, mas voltou direto para baixo.A década de 1920 era um verdadeiro passeio de montanha-russa para os jogadores de futebol, ou como Martens os chamou de "os anos de ioiô".
Até 1930, o clube protege a promoção, com jogadores como Gizé, Klages, Wolf, Stamer, Salz, Wrede, Wulf, Kracht, Borgwardt e Schmidt.
St. Pauli se classificou para as finais do campeonato da Alemanha do Norte pela primeira vez em 1931, apenas para sair na rodada de 16 contra Phoenix Lübeck.Para acrescentar insulto à lesão, o jogo ocorreu no terreno do HSV em Rothenbaum.Em 1933, os marrons e os brancos foram relegados novamente depois de não se qualificarem para a recém -estabelecida Gauliga Nordmark.Eles ganharam a promoção de volta à primeira divisão em 1936, mas caíram novamente no início da Segunda Guerra Mundial.
Durante a guerra, St. Pauli pulou entre a Gauliga Nordmark e a Gauliga Hamburgo.
1945 a 1963
De Wonder Team a Bundesliga começa sem ST.Pauli
Equipe Maravilha de St. Pauli de 1947 (fila de trás da esquerda para a direita): Treinador Sauerwein, Dzur, Miller, Köpping, Börner, Lehmann, Schaffer, Bielstein, Sump, Koch.Primeira fila: Böhme, Hempel, Delewski, Appel, Stender.Foto tirada de 75 Jahre FC St. Pauli
Após a guerra, o processo de reconstrução foi levar algum tempo - pelo menos no que diz respeito aos edifícios destruídos.A reconstrução em campo, no entanto, progrediu muito mais rápido graças a Karl Miller.
Miller usou o suprimento de carne no quase lendário negócio de açougueiro de seus pais, perto do Millertor, na Wexstrasse, para tentar uma série de jogadores de primeira classe ao clube.Muitos deles surgiram o Elba de Dresden para se juntar a St. Pauli, como Heinz Hempel, Heinz Köpping e Walter Dzur.Helmut Schön, o futuro treinador da Alemanha Ocidental, também teve um breve período com o clube.
Para começar, o marrom e os brancos tiveram que brincar ou em terrenos neutros, pois o estádio havia sido completamente destruído, assim como grande parte do distrito de St. Pauli.No primeiro ano após a guerra, os membros de St. Pauli criaram um novo terreno no Heiligengeistfeld, diretamente em frente ao antigo quartel de bombeiros.Foi inaugurado em 17 de novembro de 1946 com uma partida contra o FC Schalke 04. O clube liderou o Stadtliga [Liga da cidade] por grande parte da temporada e parecia certamente conquistar o título, apenas para ser colocado no post pelo HSV no último dia.
Na temporada de 1946/47, os garotos em Brown surgiram: "Quando a equipe de St. Pauli controlava a bola e a oposição, era quase como assistir Brasil", afirmou a marcação anual do 75º aniversário do clube.Desta vez, eles terminaram acima de seus rivais locais para conquistar o título da Liga da Cidade.
De volta à primeira divisão, St. Pauli perdeu apenas três jogos em sua estréia OBERLIGA Temporada e progrediu para a semifinal do campeonato alemão de 1947/48 antes de finalmente atingir a derrota nas mãos do FC Nürnberg.No ano seguinte, eles chegaram "apenas" até as quartas de final.Até a temporada de 1953/54, o clube teve que se contentar com uma vaga atrás do HSV, mas nessa campanha eles terminaram em segundo lugar para o campeão Hannover 96, com o HSV no 11º.Depois disso, St. Pauli lutou em grande parte com Altona 93 pelos lugares atrás do HSV.
De 1955 e 1958, St. Pauli lutou contra o rebaixamento nas três campanhas.Muitos membros da equipe Wonder se juntaram a outros clubes ou decidiram encerrar o dia.Eles foram substituídos por uma nova geração de jogadores mais jovens.Sob a mordomia do clube, Heinz Hempel, eles tiveram que se contentar com uma colocação final entre o nono e o décimo terceiro.
Apenas 14 anos após ser construído, o terreno do clube teve que dar lugar ao Festival Internacional de Jardim.O trabalho no estádio moderno começou em 1960, mas St. Pauli teria que esperar até a segunda metade da temporada de 1961/62 antes que eles pudessem jogar em sua nova casa.
Hempel permaneceu no comando por quase onze anos antes de ser demitido pelo presidente Wilhelm Koch em 1962. Seus sucessores Otto Westphal, Otto Coors e Kurt Krause duraram apenas um ano (ou dois no caso de Krause), levando a Hempel.1968 até o final da temporada.Quando a Bundesliga foi formada após a conclusão da temporada de 1962/63, a Associação de Futebol Alemã (DFB) negou a St. Pauli um lugar na nova vôo.Os meninos de Brown foram retomados na liga regional ao norte, onde conquistaram o título em sua primeira temporada.
1974 a 1979
ENTRE O CÉU E O INFERNO
Promoção, sobrevivência, promoção, rebaixamento, recusa de licença ...
Depois de onze anos na liga regional, St. Pauli finalmente chegou ao mundo do futebol profissional em 1974 e em 1977 chegou à Bundesliga.Eles voltaram direto, no entanto, e um ano depois foram recusados uma licença.
1974/75
Algumas semanas antes do início da Copa do Mundo de 1974 na Alemanha, St. Pauli ganhou promoção para a nova Bundesliga 2 (norte), juntamente com Eintracht Braunschweig.Três dias antes do Natal, a VFL Wolfsburg foi derrotada por 10-2 no Millertor, a maior vitória em casa em um jogo competitivo desde 1945. O clube perdeu por pouco as promoções consecutivas, finalmente terminando uma surpresa em terceiro atrás dos campeões Hannover 96 eBayer Uerdingen.
1975/76
Mais uma vez, o antigo futebol dizendo que a segunda temporada é sempre a mais difícil se mostrou verdadeira.Os meninos de marrom flertaram com o rebaixamento por longos períodos, finalmente terminando um décimo quinto de 20 equipes.O principal objetivo do clube - sobrevivência da segunda divisão - foi alcançado, no entanto.Entre as equipes abaixo deles na mesa estavam Spandauer SV, DJK Gütersloh, Wacker 04 Berlin e Spvgg Erkenschwick.Apesar de marcar quase tantos gols quanto as equipes no terço superior (70), infelizmente eles concederam 82. Promovido foram os dois Borussias, Tebe Berlin e Dortmund, este último superando o FC Nürnberg nos playoffs.
1976/77
Depois que Uli Honess criticou uma grande penalidade no céu noturno acima de Belgrado na final do Campeonato Europeu, os meninos em Brown entraram em sua terceira temporada no segundo nível.E que estação provou ser.Dezenove vitórias, 16 empates e apenas três derrotas traduzidas para o primeiro lugar e promoção para a Bundesliga!O fator -chave, no entanto, foi uma invencibilidade de 27 partidas.Depois de um começo de temporada menos que auspicioso, composto por uma derrota por 1 x 0 em Wuppertal, seguida de quatro empates sucessivos, St. Pauli registrou sua primeira vitória no início de setembro, um sucesso por 3-1 sobre Alemannia Aachen no Millertor.Sob seu novo treinador, Diethelm Ferner, eles venceram todos os jogos em casa até o Boxing Day, quando Wuppertal novamente forneceu a oposição.Desta vez, o concurso terminou em um empate por 2-2.Os meninos de Brown perderam apenas mais duas vezes naquela temporada, em Bielefeld e Herne, e em 7 de maio de 1977 Niels Tune-Hansen marcou o vencedor contra o SC Herford para garantir a promoção da Bundesliga pela primeira vez na história do clube.
1977/78
Entrando na temporada, as expectativas em alguns trimestres eram enormes ou totalmente irrealistas, e uma vitória por 3-1 sobre Werder Bremen no dia da abertura agradeceu a dois gols de Demuth e um de Gerber deu mais incentivo aos sonhadores.A equipe de Ferner logo foi trazida à Terra, no entanto, quando o Bayern de Munique os condenou a uma derrota por 4-2 na semana 2, Tune-Hansen e Gerber marcando para St. Pauli.
Um inverso da casa por 1 a 0 contra o Braunschweig foi seguido por um tonking de 4-0 em Saarbrücken antes de outro ponto ser registrado em um empate em 1 x 1 com Schalke (Neumann com o gol).O próximo jogo forneceu o destaque da temporada, um jogo que é lembrado até hoje.Em 3 de setembro, os meninos de Brown garantiram uma lendária vitória por 2 a 0 no HSV.Franz Gerber e Wolfgang Kulka escreveram a história do clube com seus objetivos, levando um rapaz de onze anos a contar ao pai: "Pai, na próxima semana eu quero ir e assistir ao marrom e brancos", uma declaração que causou rucas nesse particularfamília ...
Uma semana depois, a equipe estragou o grande estilo em casa contra o Dortmund.Três a ela no intervalo, eles logo se encontraram ainda mais atrás quando Erwin Kostedde marcou duas vezes em 50 segundos logo após o reinício.Gols de Neumann, Höfert e Kulka reduziram o déficit para 5-3, mas Vöge acrescentou outro para os visitantes para selar a derrota.Um reverso de 2-1 em Mönchengladbach, Gerber com o gol, foi seguido por uma confortável vitória por 3 a 0 sobre o Hertha BSC, graças a um hat-trick de Franz Gerber no segundo tempo.Dois gols de Wolfgang Kulka e uma greve de Horst Feilzer não foram suficientes para impedir uma derrota por 4-3 no MSV Duisburg, mas houve motivo para comemorar novamente uma semana depois, quando gols de Neumann, Gerber e Höfert (2) conquistaram um 4-1Vitória sobre 1860 Munique.
Os seis jogos restantes na primeira metade da temporada trouxeram apenas uma vitória, um sucesso por 2 x 1 sobre o Düsseldorf (Oswald e Sturz) e um empate em 1 x 1 contra o VFL Bochum (Gerber).Os encontros com Frankfurt, Kaiserslautern, Stuttgart e Colônia terminaram em derrota.
Em dezembro, a segunda metade da temporada começou com um reverso abrangente de 4 a 0 na Bremen e um empate sem gols contra o Bayern.Outras perdas seguidas em janeiro de 1978 -2-0 em Braunschweig, 3-1 em casa em Saarbrücken, 4-1 no Schalke e uma derrota em casa por 3-2 contra o Arch Rivals HSV.Fevereiro começou com um empate em 1 x 1 em Dortmund (Gerber), mas a sequência negativa retomou quando Hertha vingou sua derrota anterior com uma vitória esmagadora por 5-0.Após um empate por 2-2 com MSV (Demuth e Beverungen), a equipe caiu para um reverso por 4-1 em 1860 Munique (Frosch).
Nos seis últimos jogos da temporada, a única causa de satisfação além de uma fabulosa vitória por 5-3 sobre o Eintracht Frankfurt (Beverungen, Oswald, Gerber e dois de Sturz) foi um empate em 1 x 1 contra o VFB Stuttgart.Os outros quatro jogos terminaram em derrota.Longe de casa, os meninos de Brown caíram por 2 a 1 em Kaiserslautern (Milardovic), 4-0 em Bochum e 3-1 em Fortuna Düsseldorf.Um reverso de 5 a 0 contra o campeão Colônia marcou o fim da "aventura da Bundesliga" do clube após apenas uma temporada.
1978/79
De volta à segunda divisão, St. Pauli terminou a temporada em sexto lugar, mas uma recusa de licença os condenou a jogar na terceira camada Oberliga North.
2000 a 2009
ALTOS E BAIXOS
Apesar de serem os favoritos da maioria das pessoas para o rebaixamento, os meninos em Brown foram promovidos à Bundesliga pela quarta vez em 2001. Eles deveriam sobreviver apenas uma temporada, e os rebaixamentos consecutivos os viram na região de terceiro nível da região
História do clube 2000 a 2009
2000/2001 - Promoção sensacional
Entrando na temporada, St. Pauli era considerado os favoritos como serem relegados, mas para surpresa de todos a união no acampamento levou -os à promoção da Bundesliga.Thomas Meggle, Marcel Rath e Ivan Klasnic foram os jogadores de destaque, com cada um contribuindo com mais de 10 gols.
A temporada começou muito promissora.Com dois jogos, St. Pauli liderou a mesa com seis pontos e uma impressionante diferença de gols de 11-3.Na jornada de 32, uma vitória por 1-0 na Alemannia Aachen os colocou a uma distância tocante da promoção.A vitória contra o Hannover no penúltimo dia o teria se selado, mas St. Pauli não seria St. Pauli se eles não mantivessem as coisas emocionantes.Um empate em 2-2 significava que eles tiveram que vencer seu jogo final no Table Toppers Nürrnberg.O time da casa assumiu a liderança, mas o "Magical FC" se recusou a desistir e pegou um empate vital pouco antes do intervalo.Em 76 minutos, foi Denis Baris quem provou o herói, dirigindo seu lado para a Bundesliga com uma vitória por 2-1.Milhares de fãs de St. Pauli que viajam aclamaram os jogadores dentro do chão, enquanto dezenas de milhares de apoiadores no Heiligengeistfeld Deu -lhes uma recepção empolgante em seu retorno de Nürnberg.
2001/2002 - Desilusão
A quarta promoção de St. Pauli para a 1ª Bundesliga foi seguida por um ano catastrófico.Apenas quatro jogos foram vencidos durante toda a temporada.No final da temporada, o clube estava 12 pontos aquém do seguro seguro.Um sucesso histórico foi alcançado, no entanto.Em 6 de fevereiro de 2002, o atual campeão, o FC Bayern München, foi derrotado no Millertor com um resultado de 2-1.Thomas Meggle e Nico Patschinski foram os marcadores de ouro.Infelizmente, este foi o único destaque em uma temporada bagunçada.No mínimo, o FC St. Pauli era agora um "defensor do vencedor da Copa do Mundo".
2002/2003 - queda grátis
Tendo sido rebaixado da divisão superior, o clube teve que lidar com a perda dos ilustres jogadores Thomas Meggle, Zlatan Bajramovic e Marcel Rath.Mas era demais para esperar.Depois de uma temporada sombria começando com duas derrotas retumbantes contra Frankfurt e Ahlen, o treinador Didi Demuth teve que renunciar.Joachim Philipkowski assumiu o posto.Mas ele não conseguiu impedir que o clube caísse na terceira liga.Além de três vitórias claras (7-1 contra Braunschweig, por 5-2 em Mannheim e 4-0 contra Duisburg), a temporada não foi uma questão de riso para a FC St. Pauli, e assim o clube afundou na RegionallaLla Nord [Liga Regional do Norte].Mas, para começar, não estava claro se o clube seria capaz de tocar.No final da temporada, o clube teve um déficit de liquidez de 1,90 milhão de euros.Para obter a licença da Liga Regional e não ser transferido ainda mais para a Oberliga [Liga Superior], o clube teve que mostrar ao DFB [Associação de Futebol Alemão] que possuía reservas de liquidez de 1,95 milhão de euros.Duas medidas foram tomadas para evitar queda.Primeiro, o Jugendleistungszentrum Am Brummerskamp [Brummerskamp Center for Young Excellence] foi vendido à cidade de Hamburgo por 720.000 euros e, em segundo lugar, a campanha 'Retter' ['Rescuer'] foi lançada.Em 11 de julho de 2003, o HSH Nordbank forneceu uma garantia de 1,95 milhão de euros para essas duas iniciativas, então o clube conseguiu atender aos requisitos do DFB a tempo.A campanha "Retter" consistiu em vender camisetas "apostador", uma partida de benefício contra o Bayern München, doações, a iniciativa do bar "Saufen Für St. Pauli" ["bebida para St. Pauli"] e eventos culturais no Millertor.Dedicação incansável por parte do clube, os fãs, patrocinadores e outros ajudantes impediram a queda da Oberliga no último minuto.
2003/2004 - Um novo começo na liga regional
As vendas de ingressos para a temporada para a primeira temporada na Regionallalalala, em muito tempo, foram uma manifestação gratificante de que o FC St. Pauli pode contar com seus fãs.11.700 ingressos para a temporada foram vendidos - um começo otimista.Depois de quase toda a equipe ter sido substituída, o novo treinador Franz Gerber teve que treinar uma equipe de jogadores jovens e inexperientes.No final, o FC St. Pauli jogou uma temporada bastante variável.Morad Bounoua foi o FC St. Pauli's Star Player desta vez.Seu recorde marcou 11 gols marcados, quatro dos quais ele conseguiu marcar na vitória por 4 a 0 no jogo em casa contra o segundo time de 1. FC Köln sozinho.Depois de chegar alarmante perto do rebaixamento com três derrotas seguidas, o técnico Franz Gerber renunciou e o técnico amador Andreas Bergmann assumiu a equipe.Um 8º lugar decepcionante foi o resultado final, então o clube teve mais um ano na liga regional para esperar.
2004/2005 - Mais um ano sem uma promoção
Nem o segundo ano provocou a promoção desejada.Outra temporada variável resultou na sétima de St. Pauli na mesa.Nesta temporada, Sebastian Wojcik se destacou com seus 10 gols;E os jogadores de defesa Ralph Gunesch, Florian Lechner e Fabio Morena também amadureceram e agora estavam firmemente estabelecidos membros da equipe.Apesar de perder a promoção mais uma vez, os fãs de St. Pauli fizeram seu time no último dia de partida em Berlim no jogo contra o Hertha BSC II, como se tivesse sido promovido.A solidariedade inabalável dos fãs encantou o time enquanto esperavam a próxima temporada.
2005/2006 - Copa DFB
Depois que o filho pródigo Thomas Meggle voltou de Rostock para o Millertor, havia grandes expectativas.Com ele a bordo, certamente o tão esperado para promoção foi alcançável.Mas mesmo depois de uma temporada relativamente forte, o melhor que o clube poderia fazer era fazer o sexto lugar.Ainda assim, a boa notícia sobre esta temporada foi que o FC St. Pauli conseguiu permanecer consistentemente no terço superior da tabela e que sempre foi uma das seis melhores equipes.Três jogadores-Thomas Meggle, Michél Mazingu-Dinzey e Felix Luz-conseguiram marcar pelo menos 8 gols cada.Na Copa DFB, o FC St. Pauli conseguiu chegar às semifinais.Este foi o começo de sua lendária 'série B', na qual todos os oponentes jogaram com a letra B (Burghausen, Bochum, Berlim, Bremen, Bayern).Depois de ter sucesso por pouco na eliminação do clube da segunda liga Wacker Burghausen na primeira rodada com 3-2 (o último gol marcado na prorrogação), St. Pauli enviou a primeira liga VFL Bochum com uma derrota por 4-0.
Na rodada de dezesseis FC St. Pauli, enfrentou Berlin Hertha no Millertor.Quando a equipe de Berlim atingiu uma vantagem de 2 a 0 no intervalo, ninguém acreditava que St. Pauli tinha uma esperança.Mas a xícara sempre teve suas próprias regras.Pouco antes do final, Felix Luz conseguiu marcar o nivelamento por 2-2, garantindo uma prorrogação.O FC St. Pauli lutou de volta ao jogo depois que o Hertha BSC assumiu a liderança novamente com 2-3, e pouco antes do intervalo de prorrogação chegar ao 3-3.Robert Palikuca finalmente dirigiu o Kiez Kickers para as quartas de final com o seu 4-3 aos 109 minutos.
O oponente a ser derrotado nas quartas de final foi então Werden Bremen.A neve pesada fez condições difíceis de jogo para ambos os times.St. Pauli conseguiu melhor no terreno desfavorável.Embora Bremen tenha conseguido desenhar o nível do gol de Mazingu-Dinzey, os Kiez Kickers conseguiram superar a equipe de Bremen com tanta eficácia que Schultz e Boll fizeram um confortável por 3-1 no final.Agora, o FC St. Pauli interpretava o Bayern München nas semifinais.Enquanto os bávaros assumiram a liderança com 1-0, St. Pauli conseguiu dominar o jogo e definir a dinâmica da partida.Mas muitas chances fantásticas foram perdidas e, portanto, o FC Bayern confirmou sua liderança pouco antes do final com uma pontuação final por 3-0.Apesar de ter sido derrotado, St. Pauli forçou os bávaros a dar o seu melhor e provou que foi capaz de acompanhar as 'grandes equipes'.
2006/2007 - estamos de volta!Voltar para a 2ª liga
O FC St. Pauli fez um começo bastante irregular em sua quarta temporada na Liga Regional.Após 17 dias de partida, o melhor que o clube poderia fazer foi o 12º lugar, e parecia improvável que a promoção fosse uma perspectiva.Pelo menos houve outra luta com o FC Bayern na Copa DFB, tristemente perdida com uma pontuação por 1-2 após a prorrogação.A equipe de Munique havia sido jogada à beira da derrota, mas no final a partida foi perdida por um gol final.
Houve uma mudança de treinador no final de novembro, na esperança de que a promoção ainda fosse alcançada.Holger Stanislawski assumiu a responsabilidade pela equipe de Andreas Bergmann.E, de fato, essa mudança marcou o ponto de virada, com o FC St. Pauli vencendo quatro vezes em uma quinzena e chegando ao topo da tabela do RegionAllala Nord [Liga Regional do Norte] em um esforço conjunto da equipe.No final de abril de 2007, cerca de 8.000 fãs marrons e brancos comemoraram em Bremen, depois que o jogo adiado contra o time de espera de SV Werder no estádio Weser terminou em uma vitória por 2 a 0, colocando St. Pauli no primeiro lugar para oprimeira vez.No terceiro para o último dia de partida, em Erfurt, os Kiez Kickers alcançaram um formidável por 3 a 0, passando-se para uma posição inicial perfeita para um sprint final-6 pontos à frente das equipes que ficariam aquém da promoção.Um único ponto nas duas últimas partidas seria suficiente para garantir o retorno à 2ª Bundesliga.No último jogo em casa da temporada, chegou a hora.Após quatro anos na Regionallala, o FC St. Pauli finalmente alcançou promoção com um 2-2 contra o Dynamo Dresden.O triunfo foi celebrado estridente no estádio, enquanto milhares de fãs estavam deitados nos braços um do outro na exibição ao ar livre no Schiessbudenplatz.A festa continuou no Kiez e no Schanze durante toda a noite.Mesmo na explosão da bolha dos sonhos do FC Magdeburg de uma promoção no último dia da partida, os Kiez Kickers foram justos e esportistas e deram o melhor, mantendo o controle dos excessos da celebração.O retorno à 2ª Bundesliga foi realizado.
Além da promoção, havia outro projeto importante em andamento no FC St. Pauli: a reconstrução do estádio!Há muito aguardados clubes e fãs, foi anunciado oficialmente em novembro de 2006 que o estádio Millertor seria reconstruído.A arquibancada sul seria a primeira parte.Houve uma grande festa de demolição em dezembro de 2006 para marcar o início do projeto.Em abril de 2007, o clube recebeu luz verde para começar a construir.Devido a atrasos inesperados no trabalho de construção, no entanto, a nova Grandstand do Sul não pôde ser concluída antes do início da nova temporada de jogo.
2007/2008 - mantendo sua posição com confiança na 2ª liga / a arquibancada sul está terminada
O FC St. Pauli começou a nova temporada com algumas transferências sensacionais.Filip Trojan foi contratado pela VFL Bochum, Ralph Gunsch retornou de Mainz e Alexander Ludwig veio de Dresden.A primeira partida da temporada foi ao mesmo tempo o primeiro teste de força.Na primeira rodada, o Kiez Kickers marrom e branco conheceu a equipe do Bayer 04 Leverkusen.O FC St. Pauli se arriscou e venceu o jogo com um final de 1 a 0 por Fabian Boll.Infelizmente, a segunda partida contra o time de espera do Werder Bremen foi perdido no pênalti.A primeira temporada de St. Pauli após a promoção mostrou o som do som.O clube manteve uma distância de quatro pontos nas fileiras relegadas e alcançou uma posição entre os 9 primeiros, após 34 dias de partida da 2ª Bundesliga mais forte de todos os tempos.Com uma fila de vitórias entre os dias 25 e 31, a equipe conseguiu permanecer na liga.Nestes sete jogos, o FC St. Pauli conquistou uma vitória de três pontos cinco vezes.Os últimos três pontos necessários vieram com a vitória por 4-2 contra o Erzgebirge Aue no 31º dia de partida.Depois de estar atrás duas vezes, o FC St. Pauli lutou de volta ao jogo, e Carsten Rothenbach fez a multidão torcer quando marcou o gol final aos 72 minutos.A construção do estádio também surgiu bem durante esta temporada.A cerimônia de lançamento do New South Grandstand foi comemorada em novembro de 2007 e os espectadores dificilmente podiam esperar para 'embarcar' nas arquibancadas.Os novos estandes foram abertos para uso parcial no 13º dia de partida, quando alguns fãs puderam assistir à vitória por 2 a 0 sobre o FC Augsburg da área em pé.
Ian Joy marcou o primeiro gol com a nova arquibancada do sul em uso.No próximo jogo em casa contra Kaiserslautern, quase toda a área permanente poderia ser usada.Um mês depois, o antigo lounge do clube foi demolido - não sem nostalgia.A reconstrução do estádio significava que um local amado para o FC St. Pauli e seus fãs tiveram que ser sacrificados.O South Grandstand foi o primeiro em uso quase completo para o jogo contra o Carl-Zeiss Jena em fevereiro de 2008. Em março de 2008, o placar consagrado pelo tempo foi substituído por uma nova tela.Mas como ninguém realmente queria perder o placar antigo, agora é projetado na tela.No final da temporada, a arquibancada sul estava completamente operacional, e as salas de escritórios e o Club Lounge se mudaram para o prédio na estroços de Budapester, em breve a serem seguidos pelo Fanshop.
2008/2009
A segunda temporada após a promoção começou com a inauguração oficial da Grandstand do Sul.Foi oficialmente aberto com uma grande celebração e um jogo amigável contra a seleção cubana.E depois que Charles Takyi sai, os novos concorrentes Marius Ebbers, Mathias Hain, Rouwen Hennings e Benjamin Weigelt se apresentaram ao público em casa.Após a infeliz perda do pênalti durante a Copa DFB, estamos colocando todos os nossos esforços na liga agora ...
2009 a 2012
De volta ao futebol de primeira divisão
Depois de dois anos na 2. Bundesliga, os meninos de Brown e White comemoraram sua merecida promoção para a divisão superior no final da temporada 2009/2010.Mas eles só ficariam lá por uma temporada desta vez.
2009/2010 - Promoção para a 1. Bundesliga
A nova temporada começou com as despedidas, já que St. Pauli, com relutância, teve que se despedir de jogadores, incluindo Filip Trojan, Benjamin Weigelt e Alexander Ludwig.Ao mesmo tempo, no entanto, o clube também recebeu várias novas adições promissoras como Max Kruse, Matthias Lehmann, Deniz Naki, Charles Takyi e Markus Thorandt chegaram a Millertor.As mudanças na formação se mostraram eficazes, pois a primeira metade da temporada teve um ótimo começo para o FC St. Pauli.A equipe ficou invicta nos cinco primeiros jogos, garantiu 13 pontos e alcançou uma diferença de gol de 16 a 5 para classificar o topo da tabela.
Após uma vitória por 2 a 1 contra o Rot-Weiß Ahlen no primeiro dia da partida, a equipe de St. Pauli deu a Alemannia Aachen uma boa surra no segundo dia da partida no primeiro jogo do novo Tivoli, enviando Alemannia por 5 a 0.Em uma reviravolta particularmente amarga para a equipe de Aachen, três dos cinco gols foram marcados por seus ex -companheiros de equipe Florian Bruns e Marius Ebbers.Os rapazes de Stani se mostraram tão mortais no quarto dia da partida, cativando a multidão em WildParkstadion em Karlsruhe.A nova adição Matze Lehmann afundou a bola no gol duas vezes, enquanto o aniversariante Rouwen Hennings e Ebbe marcaram uma vez.A partida terminou com uma pontuação impressionante de 4-0.
A onda de euforia durou até o final de setembro, quando foi temporariamente diminuída, pois Pauli não conseguiu reivindicar um único ponto contra 1. FC Kaiserslautern ou Arminia Bielefeld.Essas derrotas tiveram um impacto na tabela da liga quando St. Pauli rapidamente caiu para o quarto lugar.
Essa breve queda também se estendeu ao desempenho da equipe na Copa DFB.Os meninos de Brown e White chegaram ao segundo turno, quando Boller e seus colegas de equipe tiveram que admitir a derrota contra a equipe da Bundesliga Werder Bremen depois de ser derrotado por 1 a 2.
No dia de oito partidas-quando finalmente, setembro de setembro ter terminado-St. Pauli revelou seu antigo espírito de luta novamente em uma partida em casa contra o TSV 1860 München, vencendo por um merecido 3-1, apesar da forte chuva.A maldição foi quebrada.A equipe conquistou 17 pontos no decorrer de nove partidas - três deles com uma vitória de 5 a 1 no Oberwerth Stadion de Koblenz, quando Max Kruse marcou a bola duas vezes.
Após um empate de 2 a 2 contra Fürth no último jogo em casa do ano, Pauli viajou para Paderborn pouco antes das férias de inverno.Com as temperaturas bem abaixo de zero, a equipe de St. Pauli não conseguiu impedir uma derrota por 1 a 2.A equipe de Stani terminou a primeira metade da temporada de 2009/2010 em segundo lugar na mesa com 33 pontos e saiu para desfrutar de uma férias de inverno suadas.
A segunda metade da temporada começou com uma partida contra o RW Ahlen, no fundo da mesa.St. Pauli teve que vencer para ficar com uma chance de promoção.No entanto, a equipe de colocada no fundo provou ser a melhor equipe no primeiro tempo, enquanto os meninos de Brown e White pareciam ausentes em todo o corpo.As mesas foram viradas no segundo tempo.Ebbers marcou aos 77 minutos, seguido por Sukuta-Paso no 86º, que marcou apenas 19 segundos depois de ter sido contratado em seu primeiro jogo para St. Pauli.Que começo para o jogador emprestado da Leverkusen!
St. Pauli garantiu um total de 13 pontos nos cinco primeiros jogos durante a segunda metade da temporada e permaneceu invicto.Entrando no 23º dia da partida, nossos rapazes estavam seis pontos à frente do terceiro colocado Augsburg e apenas um ponto a menos de 1. FC Kaiserslautern.Mas o último foi a melhor equipe em campo naquele fatídico 23º dia de partida, encerrando a série de Pauli com um dolorosamente convincente 3-0.Isto foi seguido por uma derrota de 0 a 1 da mesma forma contra Bielefeld - que estava disputando um local na zona de promoção - e uma batida pelo TSV 1860 München (1–2).O sonho de St. Pauli acabou?O clube estava agora em terceiro lugar, apenas dois pontos à frente de Düsseldorf.Os meninos de marrom e branco ficaram sem resistência?
O gerente Holger Stanislawski certamente não foi: 'Hoje, estamos pressionando o botão de redefinição.Estamos começando de novo do zero.Temos 0: 0 gols e sem pontos ', disse Stani ao esquadrão e à mídia igualmente confuso.Ele falou com seus jogadores por 45 minutos.As próximas semanas foram provar que os rapazes haviam ouvido de perto e levaram tudo a bordo.O jogo deles se tornou mais atraente e - acima de tudo - mais bem -sucedido.
A confiança de St. Pauli foi reforçada por três vitórias (Oberhausen, Cottbus, Rostock) seguidas.Os meninos de Brown e White subiram para o segundo lugar na tabela da liga, mas ainda estavam seis pontos à deriva do Kaiserslautern de melhor escalão e apenas dois pontos à frente de Augsburg.
Although Pauli lost in Düsseldorf a week later (1–0), things weren’t going swimmingly for their pursuers Augsburg either. The result was a showdown at Millerntor on match day 30, which went in the home team’s favour as St. Pauli sent Thurk and his teammates packing with a dynamic 3–0 win. Matze Lehmann scored once and Ebbe twice – making it quite clear who ruled the pitch at Millerntor.
Promotion was within the club’s reach. Four matches to go with a four-point lead over the third-placed team, and no fewer than nine over the fourth-placed team. But FC St. Pauli wouldn’t be the same if they didn’t keep us guessing. A week after bagging an important win against Augsburg, the team lost to Union Berlin following an 87th-minute goal by Karim Benyamina.
The squad from Millerntor had to make amends in their subsequent home match against TuS Koblenz, which was heartening viewing for Pauli fans, ending with a 6–1 victory. Charles Takyi scored twice, while Deniz Naki, Matze Lehmann, Rouwen Hennings and Marius Ebbers each chalked up one goal. This meant that St. Pauli were through to the promotion play-off round, while Kaiserslautern were definitely going up to the 1. Bundesliga despite losing 0–1 to Hansa Rostock.
The penultimate fixture of the season was hosted by Greuther Fürth, who were up 1–0 at half-time. However, St. Pauli turned the tables in the second half. Deniz Naki’s equaliser was met with an assertive ‘Yes!’, then Ebbers’ goal taking Pauli into the lead 14 minutes later was greeted by an unbridled ‘Jaaaaa!’ When Charles Takyi took the scoreline to 3–1 in the 73rd minute, the first tears of joy started to flow. Most fans didn’t even see Rouwen Henning’s 4–1 ... What happened next will never be forgotten: FC St. Pauli were back in the 1. Bundesliga. Players and fans alike celebrated the end of a glorious season with a promotion party on Spielbudenplatz.
2010/2011 - Derby Win, rebaixamento, hora de dizer adeus
O mercado de transferências foi uma colméia de atividade no início da nova temporada.Patrick Borger e Morike Sako deixaram o clube, e Thomas 'Meggi' Meggle se aposentou do jogo.Fin Bartels, Moritz Volz, Gerald Asamoah, Carlos Zambrano e os jogadores emprestados Bastian Oczipka e o goleiro Thomas Kessler colocaram a faixa marrom e branca em seu lugar.
A primeira metade da temporada no circuito de primeira divisão não poderia ter sido melhor.Depois de seguir inicialmente 0–1 para SC Freiburg em Breisgau, St. Pauli conseguiu virar a mesa com uma rápida sucessão de três gols no espaço de sete minutos.Fabian Boll marcou a bola aos 83 minutos, seguida por Richard Sukuta-Pasu no 89º.Então Fin Bartels plantou a bola na rede de Freiburg aos 90 minutos.Uma vitória fora e o segundo lugar na tabela para inicializar.
Infelizmente, o júbilo inicial não durou muito.No segundo dia da partida, os meninos de Brown e White não conquistaram três pontos contra o TSG Hoffenheim (0-1) antes de perder 0–1 novamente para 1. FC Köln.Isso foi o suficiente para enviá -los para o 13º lugar na tabela da liga.
Houve um vislumbre de esperança em 19 de setembro durante a primeira partida de Pauli contra seus rivais locais, HSV.Quando Fabian Boll marcou o principal gol aos 77 minutos, os fãs de Millertor se abraçaram na crença de que a vitória era deles.Mas não era para ser: Mladen Petric do HSV empatou dois minutos antes do apito final.Que pena - mas os onze minutos na liderança valeram a pena.
Os meninos de Brown e White subiram para o nono na mesa - apenas um lugar atrás do Bayern - com uma vitória contra o Borussia Mönchengladbach (2–1) no dia quintal da partida.A equipe de Stani se recusou a ser adiada pela derrota por 1 a 3 para o Borussia Dortmund no dia seguinte, ansioso para ficar nos calcanhares do Bayern.Eles conseguiram por um tempo.No sétimo dia, Marius Ebbers marcou para dar a St. Pauli uma vitória para Hannover, depois Gerald Asamoah, Marius Ebbers e Florian Bruns garantiram três pontos no próximo jogo em casa com uma vitória por 3-2 contra Nürnberg em Millertor.Os meninos de Brown e White tiveram 13 pontos, colocando -os em sexto na mesa, apenas um ponto a menos de seus rivais locais.
Infelizmente, as coisas foram ladeira abaixo após esse começo promissor.No período que antecedeu as férias de inverno, Pauli venceu apenas uma vez, durante uma partida em casa contra Kaiserslautern (1-0).O clube terminou a primeira metade da temporada em 15º lugar com 17 pontos - mas pelo menos eles ainda estavam a dois pontos da zona de rebaixamento.
St. Pauli começou o ano novo com empates contra Freiburg (2–2) e Hoffenheim (2–2).Isso foi claramente um aquecimento, porque o esquadrão depois venceu três jogos seguidos-um em estilo lendário.No dia 20 da partida, o esquadrão de Stanislawski bateu 1. FC Köln 3-0 no Millertor.Charles Takyi marcou duas vezes e Flo Bruns uma vez.Uma semana depois, Max Kruse, Gerald Asamoah e Matthias Lehman todos atacaram gols para vencer Gladbach por 3 a 1.
Então chegou 16 de fevereiro, quando o FC St. Pauli fez história em um derby local após 33 anos como oprimido.Depois de um primeiro tempo sem gols na IMTech Arena, algo histórico aconteceu aos 59 minutos.
Max Kruse deu um chute de canto amplo e o enviou arqueando em direção a Fabian Boll, que provou ser um goleador mortal no último encontro da equipe com o Rivals HSV.Boller passou a bola em direção ao segundo gol com o calcanhar em estilo quase acrobático, onde um de seus companheiros de equipe só precisava ir para a rede.Lá, pronto e esperando, estava Gerald Asamoah.
Os fãs de St. Pauli dificilmente poderiam conter seu júbilo.Quando o apito final foi derrubado, as celebrações não conheciam limites - desde o quarteirão dos visitantes até os 10.000 fãs na exibição pública no Millertor Stadium e em todos os bares e salas de estar onde os fãs de St. Pauli estavam torcendo por seu time.
Essas três vitórias enviaram o clube subindo a mesa.Pauli havia mais uma vez lutando do fundo da mesa até o 11º lugar.
Após esse dia memorável, nada parecia dar certo para os meninos de Brown e White, que ensacaram apenas mais um ponto - contra o VFL Wolfsburg (2–2) - no resto da temporada.Em suma, St. Pauli sofreu 33 gols nos últimos 12 jogos (oito deles em seu jogo contra o Bayern no penúltimo dia da partida) e só conseguiu afundar a bola na rede de seus oponentes oito vezes.Um estado de coisas lamentável.
As coisas pioraram ainda no final da temporada, em parte porque o FC St. Pauli terminou no fundo da tabela com 29 pontos.Mas também porque o gerente Holger Stanislawski anunciou que estaria se mudando para o TSG Hoffenheim depois de quase 20 anos no clube.Stani, nascido em Hamburgo, marcou 18 gols para a equipe como jogador em 260 jogos antes de trabalhar para o clube em várias funções e depois se tornar gerente da equipe profissional em novembro de 2006. Sua partida marcou o fim de uma época paraFC St. Pauli.
Mas todo fim também significa um novo começo.No início de maio, André Schubert - anteriormente gerente da SC Paderborn - foi recebido ao Millertor como o novo gerente de St. Pauli.Juntamente com os jogadores, ele encontrou a receita de sucesso na próxima temporada.
2011/2012 – a successful season in division two
When the club went down to the second division, Holger Stanislawski, André Trulsen and KP Nemeth weren’t the only ones to leave. FC St. Pauli also lost a number of well-liked players. Florian Lechner moved to Karlsruher SC; Marcel Eger went further afield to FC Brentford in England, and Matthias Lehmann packed his bags and headed for Frankfurt. Reluctantly, the team also had to bid farewell to its loaned players Bastian Oczipka and Thomas Kessler. Timo Schulz transferred to the under-23s (U23) team to tackle a new challenge as assistant coach. Goalie Mathias Hain retired from active football, devoting his time to training Millerntor’s keepers instead, including new recruit Philipp Tschauner. Sebastian Schachten, Mahir Saglik and Kevin Schindler also joined the squad along with loaned players Patrick Funk, Lasse Sobiech and Petar Slišković – plus, of course, the new manager André Schubert.
The first home game of the new season was held away at Lübeck’s Stadion an der Lohmühle, where St. Pauli faced Ingolstadt. This may sound strange, but the reason for the unusual venue was an extremely unpleasant incident in the previous season. After a spectator at the first-division match against Schalke 04 threw a plastic beer glass onto the pitch and unfortunately hit a linesman, the DFB banned the first home game from being held at Millerntor stadium. This meant that the boys in brown and white had to pack up their football boots and travel to Lübeck, 60 kilometres away, for the first game of the season. They were joined by 10,000 fans. Thanks to Fabian Boll, this home-cum-away match nevertheless recreated the Millerntor experience: the defensive midfielder scored twice and led his team to a well-deserved 2–0 win versus Ingolstadt.
As coisas continuaram nessa veia positiva.A equipe de André Schubert permaneceu invicta até o dia cinco e ocupou o primeiro lugar na mesa com 13 pontos.Mas Eintracht Braunschweig choveu no desfile de St. Pauli no sexto dia do jogo.Após um gol de Dennis Kruppke aos 65 minutos, St. Pauli perdeu 0–1 de distância.Foi a primeira derrota da temporada.
Pauli intensificou o jogo em resposta durante as partidas que se seguiram.Apesar de inicialmente ficar para trás de 0 a 2, eles venceram o TSV 1860 München por 4-2 depois de se recuperar.Então eles colocaram o KSC na cama com uma vitória por 2 a 0 no WildParkstadion.St. Pauli também enviou a Energie Cottbus embalando 4-1 no dia dez.Embora a equipe não tenha reivindicado nenhum ponto contra o Erzgebirge Aue (2-3), isso não abalou o clube de Millertor.No final do dia do dia dez, Max Kruse e Marius Ebbers já haviam atingido seis e cinco gols, respectivamente - um bom resultado para os meninos de Brown e White.
A equipe de Schubert marcou mais cinco vitórias antes das férias de inverno e teve que se contentar com empates contra Paderborn (1-1) e Greuther Fürth (2–2).Eles perderam apenas uma vez, quando enfrentaram Fortuna Düsseldorf no dia 11 (1–3).
St. Pauli começou a segunda metade da quarta temporada na tabela com 36 pontos.No entanto, eles tiveram que suportar uma derrota amarga durante a primeira partida contra o FC Ingolstadt, perdendo 0–1 para o clube do Audi Sportpark após um gol de última hora de Ahmed Akaichi aos 89 minutos.
A equipe de Schubert compensou esse revés ao vencer seu último jogo antes das férias de inverno contra seus concorrentes diretos Eintacht Frankfurt 2-0.Essa merecida vitória contra o segundo colocado resultou de gols de Fabio Morena-de perto após uma esquina-e Max Kruse após um contra-ataque brilhante.As celebrações após a partida foram subjugadas porque o goleiro Philipp Tschauner machucou o ombro pouco antes do apito final.Ele foi diagnosticado com uma articulação acromioclavicular deslocada e uma lágrima do ligamento duplo.Em outro desenvolvimento indesejável, Pirmin Schwegler, de Frankfurt, foi atingido por um roll no segundo tempo.Felizmente, ele não estava ferido e poderia continuar jogando, mas o incidente teve consequências para o clube após uma consulta do DFB.
Após o período de treinamento de inverno, o clube teve que dizer adeus a Ralf 'Ralle' Gunnesch.Após uma consideração cuidadosa, o zagueiro decidiu se transferir para o FC Ingolstadt.Os meninos de Brown e White receberam reforços na forma do goleiro Philipp Heerwagen por empréstimo da VFL Bochum, enquanto Benedikt Pliquett se tornou o novo goleiro número um da equipe, enquanto Philipp Tschauner se recuperou.
Após uma derrota no Tivoli de Aachen (1–2), St. Pauli registrou várias vitórias no Ano Novo.Sebastian Schachten marcou duas vezes durante a primeira partida em casa contra o VFL Bochum, levando Pauli a uma merecida vitória por 2 a 1.
A equipe de Schubert também garantiu pontos contra o MSV Duisburg (1-0) e Karlsruher SC (1-0).Enquanto suas partidas contra Eintracht Braunschweig (0–0) e TSV 1860 München (1–1) terminaram com dois empates, Boller e seus colegas de equipe tiveram que engolir uma derrota amarga de 1 a 2 de última hora para Erzgebirge Aue.
Embora os meninos de Brown e White tivessem toda a intenção de intensificar seu jogo depois de um começo um tanto lento para o ano novo, eles só conseguiram reivindicar um ponto em cada um dos próximos três acessórios.Seus jogos contra Energie Cottbus e Fortuna Düsseldorf foram sem gols, mas depois vieram uma infinidade de gols no estádion de FSV Frankfurt, Am Bornheimer, os três primeiros foram marcados pelos oponentes de Pauli no espaço de 20 minutos.Marius Ebbers (23 minutos), Max Kruse (41 minutos, chute de pênalti) e bartels de fin (46 minutos) colocaram muito trabalho duro e espírito de luta em uma corrida impressionante para recuperar o atraso, finalmente conseguindo garantir um ponto para a equipe de Hamburgo.
No entanto, a batalha estava longe de ter terminado depois desse encontro de morder as unhas.Outro excelente exemplo de partida de estressante foi o jogo contra a Union Berlin no dia 30. Depois que os visitantes assumiram a liderança graças a Markus Karl (32 minutos) e ao gol de Max Kruse no segundo tempo (59º), a partida levou uma partidavirada dramática em direção ao final.Aos 81 minutos, parecia que St. Pauli havia virado as mesas com um gol de Marius Ebbers, mas o atacante admitiu um handebol, embora isso interromperá a equipe em sua luta pelo terceiro lugar.Felizmente, o deus do futebol imediatamente recompensou o jogo justo de Ebbe com um gol de Bartels no tempo de parada que garantiu a vitória da equipe de Hamburgo.
Infelizmente, a sorte não estava mais do lado da equipe de Schubert quando eles tocaram Fürth de primeira tabela.Seguindo os gols de Heinrich Schmidtgal (6 minutos) e o ex -jogador de Pauli Gerald Asamoah (65 minutos), a equipe teve que conceder uma derrota por 1 a 2, enquanto seus oponentes comemoravam sua primeira promoção para a 1. Bundesliga.St. Pauli ainda se agarrava à esperança de subir.
Três partidas permaneceram.Os meninos de Brown e White comemoraram uma vitória de 3 a 0 sobre Hansa Rostock no Millertor no primeiro jogo, embora na ausência de fãs da oposição porque a polícia proibiu os apoiadores de Rostock de participar da partida por razões de segurança.Ebbers fez um excelente desempenho, marcando duas vezes (12 e 49 minutos) e Fin Bartels garantiu que o clube conquistou três pontos com um gol aos 79 minutos.Mas o esquadrão de Schubert não foi o único com razão para comemorar.O segundo colocado Eintracht Frankfurt garantiu a promoção da Divisão Um naquele fim de semana, desencadeando uma batalha de promoção entre o FC St. Pauli, o SC Paderborn e o Fortuna Düsseldorf.
Após uma derrota de 0 a 1 para o Dynamo Dresden no jogo final da temporada, St. Pauli deu tudo de si no dia 34, quando eles jogaram sua última partida antes da reforma do antigo retorno.Enquanto Düsseldorf interpretou o MSV Duisburg pelo terceiro lugar, os meninos de Brown e White enfrentaram seus concorrentes diretos de Paderborn.Fortuna Düsseldorf e Paderborn estavam logo à frente com 61 pontos para os 59 de Pauli.
A última partida da temporada provou ser mais do que emocional, para dizer o mínimo.O FC St. Pauli jogou futebol excelente e demonstrou um espírito de paixão e luta ao longo dos 90 minutos - e isso acabou valeu a pena.No intervalo, eles já estavam em 2 a 0 após gols de Lasse Sobiech (30 minutos) e Max Kruse (36 minutos).Eles não descansaram sobre os louros, no entanto, acrescentando gols de Florian Bruns (60 minutos), Moritz Volz (65 minutos) e Deniz Naki (90 minutos) no segundo tempo para uma vitória convincente de 5 a 0.Os fãs ficaram loucos, fazendo as arquibancadas agitarem.Mas, como tantas vezes acontece na vida, Lady Luck estava olhando da maneira oposta: Düsseldorf se aproximou do MSV Duisburg.No final do dia, Pauli não conseguiu subir a diferença de gol e terminou a quarta temporada na tabela da liga.
Presidentes desde 1924
1924 - 1931 | Henry Rehder |
1931 - 1945 | Wilhelm Koch |
1945 - 1947 | Hans Friedrichsen |
1947 - 1969 | Wilhelm Koch |
1970 - 1979 | Ernst Schacht |
1979 - 1982 | Wolfgang Kreikenbohm |
1982 - 1990 | Otto Paulick |
1990 - 2000 | Heinz Weisener |
2000 - 2002 | ReeNald Koch |
2003 - 2010 | Littmann brega |
2010 - 2014 | Stefan Orth |
Desde 2014 | Oke Göttlich |
Treinadores desde 1945
1945-1948 | Hans Sauerwein |
1948-1949 | Waldemar Gerschler |
1949-1951 | Fred Harthaus |
1951-1952 | Walter Risse |
1952 | Henner Appel |
1952-1963 | Heinz Hempel |
1963-1964 | Otto Westphal |
1964-1965 | Otto Corps |
1965-1967 | Kurt Krause |
1967-1968 | Heinz Hempel |
1968-1971 | Erwin Türk |
1971-1972 | Edu Preuß |
1972-1974 | Karl-H.Mühlhausen |
1974-1976 | Kurt Krause |
1976-1978 | Diethelm Ferner |
1978-1979 | Sepp Piontek |
1979 | Werner Pokropp |
1979-1982 | Kuno Böge |
1982-1986 | Michael Lorkowski |
1986-1987 | Willi Reimann |
1987-1991 | Helmut Schulte |
1991-1992 | Horst Wohlers |
1992 | Josef Eichkorn |
1992 | Michael Lorkowski |
1992-1994 | Josef Eichkorn |
1994-1997 | Ulrich Maslo |
1997 | Klaus-Peter Nemet |
1997 | Eckhard Krautzun |
1997-1998 | Gerhard Kleppinger |
1999 | Dietmar Demuth |
1999-2000 | Willi Reimann |
2000-2002 | Dietmar Demuth |
2002 | Joachim Philipkowski |
2002-2004 | Franz Gerber |
2004-2006 | Andreas Bergmann |
2006-2007 | Holger Stanislawski |
2007-2008 | André Trulsen |
2008-2011 | Holger Stanislawski |
2011-2012 | André Schubert |
2012-2013 | Michael Frontzeck |
2013-2014 | Roland Vrabec |
2014 | Thomas Meggle |
2014-2017 | Ewald Lienen |
2017 | Olaf Janßen |
2017-2019 | Markus Kauczinski |
2019-2020 | Jos Luhukay |
Desde 2020 | Timo Schultz |
O crânio e ossos cruzados
De um símbolo de rebelião a uma marca protegida
O crânio e os ossos cruzados se tornaram um símbolo dos fãs do St. Pauli Football Club - se não do clube como um todo - que é conhecido em toda a extensão e largura da Alemanha.Deixando julgamentos de valor fora de conta, sua história tem sido de apropriação e comercialização, como tende a ocorrer apenas nos mundos da música ou da moda.
Começou em meados dos anos 80, o período em que a cultura dos fãs se enraizou no Estádio Millertor, que mais tarde determinaria o caráter do clube e o tornaria famoso.
Nesse momento, um grupo conhecido como "Black Block" usado nas costas atrás dos bancos dos treinadores.Pensa -se que o grupo consistia exclusivamente de residentes da altamente controversa Habitação Hafenstrasse.No entanto, isso não era totalmente preciso, pois incluía várias pessoas que moravam no distrito de St. Pauli, que falam em geral, pertenciam à cena alternativa amplamente ramificante.O que surgiu no Millertor não era mais e nada menos que um "espelho da sociedade", pois inúmeras pesquisas sociológicas demonstraram ser frequentemente o caso nas arenas de futebol alemão.
Um dos grupos em questão, conhecido como "Doc Mabuse", morou no Bloco 6 na Hafenstrasse, e foi ele quem trouxe a bandeira do crânio e dos ossos cruzados para o estádio.Na época em que essa bandeira era a versão hanséática do símbolo dos invasores amplamente familiares e tinha vínculos com uma tradição de pirataria centenária (em Hamburgo associada a tempo imemorial ao nome de Klaus Störtebeker).A mensagem, então, era "pobre contra Rich", "trabalhadores contra chefes" e similares.
O St. Pauli Club voltou a enrolar seus concorrentes da Bundesliga por trás e, em quase nenhum momento, alcançou a promoção do terceiro para a primeira divisão.Até conseguiu se manter lá com um sucesso notável, apesar do mínimo de apoio financeiro.Isso foi exclusivamente colocado na determinação da equipe e ao apoio inabalável fornecido pelo chamado "12º homem"-a saber, os fãs do Millertor.Assim, os fãs do clube assumiram alegremente o papel de azarão, lutando contra os clubes de salto bem abastados com influência e, junto com isso, adotaram o banner de crânio e ossos cruzados como uma identificação visual apropriada.
Esse desenvolvimento foi tudo menos bem -vindo aos gerentes do clube e aos espectadores mais velhos, que basicamente viram o crânio e os ossos cruzados como um símbolo da violência.A loja de fãs oficial também não foi capaz ou disposta a responder à crescente demanda por acessórios nesta linha, restringindo -se à questão de adesivos e galhardetes obsoletos e assim por diante.Os fãs então, como tantas vezes, tomam o assunto por conta própria: a loja de fãs independente fundada na temporada de 1989/1990 colocou camisetas, blusas e outros artigos no mercado que se mostraram hits imediatos no marketing de fãs e o que é maistornou-se um elemento importante no financiamento ou autofinanciamento da rede de suporte a fãs.
Mas mesmo o clube de St. Pauli não permaneceu totalmente impermeável ao boom da Bundesliga e, no início dos anos 90, uma nova empresa, St. Pauli Marketing GmbH, envolvida na tarefa de colocar o que veio a ser conhecido na linguagem moderna como “Merchandising ”em uma base moderna - em outras palavras, quando se tratava disso, para fornecer as demandas dos fãs.Para começar com a empresa firmou um acordo com a loja de fãs de que apenas este deveria vender o intervalo que transportava o símbolo do crânio e dos ossos cruzados, enquanto a empresa se limitaria a uma variedade tradicional de mercadorias.Mas as opiniões parecem ter mudado, e a empresa de marketing comprou os direitos de uso do crânio e dos ossos cruzados (direitos licenciados até esse momento) do ex -proprietário, uma impressão têxtil de backstreet trabalha no bairro de Kiez.Com a fundação de mais uma empresa - a FC St. Pauli Vermarktungs GmbH Co.kg - em outubro de 2000 e a atribuição dos direitos de uso, os direitos agora estão investidos no clube.
A essa altura, o símbolo chegou à entrada na "identidade corporativa" oficial do clube.A campanha publicitária "StarClub", lançada em 1998, deu ao crânio e dos ossos cruzados iguais ao lado do brasão de armas do clube.
O ponto alto da história até agora foi a aparência do símbolo do crânio e dos ossos cruzados nas blusas da temporada 2000/2001, exibida com destaque no meio da coleira.Esse é o atual estado de jogo em uma história que começou mais de 600 anos atrás em algum lugar dos oceanos do mundo, continuou há 15 anos por invasores de bebidas à bebida em um estádio de futebol alemão e talvez ainda termine-quem sabe?- na bolsa de valores.
Sven Brux